15 de nov de 2011

ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA O MUSICAL 2011

Por que ensaiar é fundamental

Comenta que a função mais evidente da escola é preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades.



Mas ela pode parecer aos alunos como um remédio amargo que eles precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta.
 A música pode contribuir para tornar esse ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem, afinal “propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente” (SNYDERS, 1992, p. 14).


 As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser.




 
Ligar a música e o movimento, utilizando a dança ou a expressão corporal, pode contribuir para que algumas crianças, em situação difícil na escola, possam se adaptar (inibição psicomotora, debilidade psicomotora, instabilidade psicomotora, etc.). Por isso é tão importante a escola se tornar um ambiente alegre, favorável ao desenvolvimento.
professores se
desdobram...



 A música é criativa e auto-expressiva, permitindo a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.


  A música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não encontrar em parte alguma do currículo.
 A arte é importante na vida da criança, pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção de sua poética pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos.





 A arte é vista e sentida de maneiras diferentes por crianças e adultos. Para o adulto está associada ao belo, às exposições, a museus, à estética. Já para a criança, a arte é uma forma de se expressar, pois "a natureza da criança é lidar com o mundo de modo lúdico, fazer o que lhe dá prazer e satisfação. Por isso gosta tanto de brincar e desenhar"



 Desde o início da história da humanidade, a arte tem se mostrado uma práxis presente em todas as manifestações culturais. A aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, de acordo com as normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais. Não faz parte das intenções deste documento ter a pretensão de discorrer sobre todas as transformações ocorridas.

O homem sempre teve a necessidade de representar. Representar suas tristezas, angústias, alegrias, etc. Seja inicialmente para cultuar deuses e posteriormente uma atividade dramática cultural encenada por muitos povos, o fato é que a partir de então o teatro faz parte da nossa cultura.

 


A dança, ao utilizar as dimensões de tempo, espaço e movimento, interfere nas capacidades físicas, afetivas e cognitivas do homem, pois ao dançar, o corpo entra em atividade, favorecendo a comunicação de pensamentos e emoções (BERTONI, 1992).

 A criança pode ser considerada, por natureza, um artista, pois cria reorganizando e combinando o que conhece, formando o novo e relacionando-o com a vida, como se fosse um faz-de-conta (SANS, 1995).
 

Cabe à escola despertá-la para manifestações de sua criatividade, confiando no potencial transformador da arte.
 Parabéns a toda equipe!!!
Já parou pra pensar o quanto precisamos dos outros para desenvolver determinadas tarefas?
Já parou para analisar o quanto o trabalho em equipe está cada vez mais badalado?
Ter a capacidade de manter um bom trabalho em equipe é uma habilidade muito valorizada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário