4 de nov de 2011

Um dia antes da Mostra Cultural / 2011


OS DEZ MANDAMENTOS DO TRABALHO EM EQUIPE.

1 - Jamais subestimar os pontos de vista dos integrantes de sua equipe de trabalho.
2 - Centrar sua atenção unicamente nas idéias.
3 - Aprender a ouvir.
4 - Buscar cooperação através do dialogo, da conversa.
5 - Confiar em si mesmo e participar ativamente do trabalho em equipe, expondo suas idéias com clareza.
6 - Despertar a confiança dos demais integrantes da equipe.
7 - Dominar as emoções fortes.
8 - Aprender a ceder.
9 - Manter uma postura ética nas relações com os integrantes da Equipe.
10 - Valorizar o acordo, o consenso.
O trabalho em equipe pressupõe a existência de um equipe. E o que seria uma equipe? É um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.

Quando falamos em trabalho em equipe, logo nos lembramos das formigas e dos gafanhotos, seres tão pequenos, mas que dão um grande exemplo de união, força e auto-gerenciamento.





As primeiras têm um líder, vivem numa sociedade eficazmente organizada e não precisam receber ordens para executar seu trabalho. Você já viu de perto um formigueiro? Já notou como elas andam em fileiras e sincronia perfeitas e preparam seu alimento no verão para os dias de chuva, quando não podem trabalhar? Já os gafanhotos não têm um líder, porém sabem o que devem fazer exatamente.



Toda equipe é um grupo, porém... nem todo grupo é uma equipe. (Carlos Basso, sócio-diretor da Consultoria CR Basso)





Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. No entanto esse grupo não é uma equipe. Pois, equipe é um conjunto de pessoas com objetivos comuns atuando no cumprimento de metas específicas.




                      
Para fazer um trabalho em equipe é preciso ter paciência, uma vez que nem sempre é fácil entrar num acordo diante de opiniões diferentes. Desse modo, é essencial expor os posicionamentos de cada um de maneira moderada, procurando ouvir com boa vontade o que os outros querem expressar.




 O trabalho em equipe também pode ser visto como uma oportunidade de socialização, pois acaba sendo um contexto de convivência em que as pessoas podem se conhecer e aprender juntas.





O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados.Na sociedade em que vivemos, o trabalho em equipe é muito importante, pois cada um precisa da ajuda do outro. 

Posted by Picasa

PROFESSORES DO EDUCANDÁRIO PARTICIPAM DA PALESTRA COM PEDRO BANDEIRA:

Profª Luciana, Profª Lúcia, Profº Daniel, Profª Flávia e Profª Lucimar.

"Como Conquistar o Aluno que Não Gosta de Ler", que o escritor paulista Pedro Bandeira ministra em Goiânia sábado (16), às 9h, no Teatro Madre Esperança Garrido. A palestra tem como público-alvo professores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental.

O autor de literatura brasileira Pedro Bandeira escreveu mais de 40 livros, entre eles O Fantástico Mistério de Feiurinha (Prêmio Jabuti em 1986), A Droga da Obediência e A Marca de uma Lágrima.

Durante o encontro com professores, o escritor  sugeri técnicas para envolver o público infantil no mundo da literatura e falar também sobre sua bibliografia que, desde a década de 1980, tem conquistado público cativo.

Criador de histórias fantásticas, Pedro Bandeira há décadas faz crianças de todas as idades viajarem no mundo da imaginação.

Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006) e, como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o país. É autor de setenta e sete livros publicados, entre eles títulos consagrados como a série Os Karas, A marca de uma lágrima, Agora estou sozinha…, A hora da verdade e Prova de Fogo.

Obras de Pedro Bandeira, em ordem alfabética.



Quem sou eu? - Pedro Bandeira

Eu às vezes não entendo!
As pessoas em um jeito
De falar de todo mundo
Que não deve ser direito.
.
Aí eu fico pensando
Que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
Ou são o que elas têm?
.
Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
Soubesse que eu sou gente.
.
Falasse do que eu penso,
Lembrasse do que eu falo,
Pensasse no que eu faço
Soubesse por que me calo!
.
Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!
Posted by Picasa

A VIDA É MÚLTIPLA ESCOLHA: EU ESCOLHI VIVER COM ÉTICA.


Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se dia-a-dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização de um projeto que resgate alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser humano.

 Neste trabalho busca-se como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos, cuidados especiais com o recursos naturais.
O envolvimento da família no ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão. Portanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e, seu total desenvolvimento.
Posted by Picasa