18 de fev. de 2011

Projeto Leitura 2011


Como incentivar seu filho a ler - e a ter amor pelos livros



A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.






Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos





Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos nossos alunos.














     Quais são os
 benefícios da leitura?






Ler é um ato valioso para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. É uma forma de ter acesso às informações e, com elas, buscar melhorias para você e para o mundo.







Além de ser envolvente, a leitura
expande nossas
referências
e nossa capacidade de comunicação.




Graças aos livros, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
Ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias…
  O hábito da leitura é contagiante. Se os pais, volta e meia, ficam quietinhos, mergulhados num bom livro, a criança com certeza receberá a mensagem: ler é gostoso. Por isso, dê o bom exemplo.


Pesquisas mostram que quanto mais cedo se começa ler maiores são chances de se tornar um leitor assíduo.






 Por isso, leia - ou conte as histórias que você conhece - para seu filho desde bebê.
É importante usar a entonação e a emoção!





Quer que seu filho leia mais? Então faça o mesmo e comece a substituir alguns momentos em frente à TV pela leitura.
Sempre que estiver lendo um jornal, chame seu filho para ver algo interessante que você encontrou. Pode ser uma tirinha engraçada, uma imagem ou uma notícia do interesse dele.

Pequenos passos, como deixar os livros
ao alcance das mãos e
 ler pelo menos 20 minutos por dia,
fazem toda a diferença.






Deixe os livros à mão para ele folhear e inventar histórias. Livros têm de ser vividos, usados, não podem parecer objetos sagrados.

 



Comente sempre o livro com ele.
Incentive-o a falar
da história e contá-la para
outras pessoas.






Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!

6 comentários:

  1. Como dizia Kahlil Gibran:
    "Um livro é como uma janela.Quem não o lê,é como alguém que ficou distante da janela e só pode ver uma parte da paisagem"
    O referencial desta Escola é o incentivo à leitura.
    Vale a pena visitar o blog:Brinkibooklocadora.blogspot.com

    Parabéns!!!
    Betzy...

    ResponderExcluir
  2. eu gostei das fotos postadas !

    ResponderExcluir
  3. DOCES MOMENTOS...

    Já era hora de pensar
    que naquele momento
    o melhor a fazer
    era continuar..prosseguir.
    E lá ia eu,de encontro
    com meus sonhos.
    "A arte de ensinar"!
    Momentos vividos,sofridos..
    Também aprendidos
    Na ânsia de acertar,
    Atingir objetivos!
    Doces momentos..
    Com olhares de encanto infanto-juvenis,
    rostinhos felizes aprovavam
    O que bem forte em mim emanava
    Dentro do meu ser
    A paixão pela Escola
    Doces lembranças...
    Daquele tempo..nesta Escola
    Final da estrada.
    Final de carreira.
    Marcaram a minha alma.
    Doces momentos...
    Pra nunca mais esquecer!
    Obrigada meu Deus!!!
    Obrigada Escola
    Por durante este tempo
    Ter me feito crescer!!

    Elisabete Moura e Cardoso

    (HOMENAGEM QUE FAÇO AO EDUCANDÁRIO SOL NASCENTE)

    BETZY....

    ResponderExcluir
  4. eu gostei das foto pofessora

    ResponderExcluir
  5. É o primeiro ano dos meus filhos na escola. Eles estão encantados com a escola, seus eventos e, principalmente, com os projetos que incentivam a leitura.
    Estão ajudandos meus filhos a se tornarem mais desinibidos de uma forma natural e gradual.
    Eu tb estou surpresa com a valorização que é dada à família e a abertura nos diálogos com os professores. Realmente eles só vieram a "somar". Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Sou profª da Rede Pública aqui em Trindade e visitando o blog fiquei surpreendida com o trabalho de vocês, "parabéns"!!!
    Também trabalho com o projeto de incentivo a leitura e sinto-me realizada com o exito nesta missão no mundo da leitura. Parabéns novamente pelo sucesso e desempenho de vocês, acredito que a leitura é um passaporte para uma dimensão espetácular de sentido à vida.
    Profª Darlene - Tridande-Go

    ResponderExcluir