26 de mar. de 2011

O MUNDO ENCANTADO...


O MUNDO ENCANTADO DO CIRCO

É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses começaram.

 Mas pode-se apostar que elas se iniciaram
na China, onde foram
 encontradas pinturas de 5 000 anos,
com figuras de acrobatas, contorcionistas
e equilibristas.




Esses movimentos faziam parte dos exercícios de treinamento dos guerreiros e, aos poucos, a esses movimentos foram acrescentadas a graça e a harmonia.

Um circo é comumente uma companhia itinerante que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.









A palavra
 também descreve o tipo de apresentação feita por
esses artistas, normalmente uma série de atos coreografados à músicas.


Um circo é organizado em uma arena - picadeiro circular, com assentos em seu entorno, enquanto circos itinerantes costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.

A história do circo no Brasil começa no século XIX, com famílias e companhias vindas da Europa, onde agruparam-se em guetos e manifestavam sentimentos diversos através de interpretações teatrais onde não demonstravam apenas interesses individuais e sim despertavam consciência mútua.



O novo circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro,levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.
No mundo do entretenimento, o circo ocupa uma posição privilegiada entre todas as formas de diversão existentes. Mesmo em tempos de rádio, TV e internet essa antiga arte ainda atrai a atenção de muitos espectadores.

Circulando por espaços da cultura erudita e popular, a arte circense impressiona pela grande variabilidade de atrações e o rico campo de referências culturais utilizado.


Você sabia?
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo.
É uma 
homenagem
ao palhaço
 Piolin que
 nasceu nesta 
data, no
 ano de 1897.

Embora enfrentem um período de crise na atualidade, os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas, mágicos e trapezistas.

Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram: Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Mesmo com o advento das novas tecnologias, o circo ainda preserva a atenção de multidões. Reinventando antigas tradições e criando novos números, os picadeiros espalhados pelo mundo provam que a criatividade artística do homem nunca estará subordinada ao fascínio exercido pelas máquinas. Talvez por isso, podemos dizer que
“o show deve continuar”.


2 comentários:

  1. Querida prof. Luciana, as fotos estão demais!!! Parabéns! Nosso blog está bem recheado...Prof. Francis.

    ResponderExcluir
  2. o dia do palhaco foi supr legal e engracado eu amei a queli dia.rafaella artiaga lino dutra

    ResponderExcluir