14 de mai de 2012

MODA COMO FENÔMENO SOCIAL

7º ANO
O termo moda está sendo usado em demasia atualmente por conta do grande fluxo de informações que recebemos todos os dias. Mas você sabe o que é moda?
Desassociando do subjetivo "está na moda", a essência da palavra moda é originada do latim, modus, ou seja, "modo" ou maneira. Assim, é possível concluir que moda é basicamente a maneira de se vestir.


 No dia a dia é comum vestir peças práticas que atendem as necessidades particulares de cada um. Mas, também existe a moda, o objeto de desejo ditado nos desfiles das semanas de Paris, Milão, São Paulo Fashion Week e Fashion Rio.

 A roupa funciona como uma segunda pele e também como instrumento de comunicação. neste sentido, os posicionamento dos indivíduos estão presentes a cada vez que se escolhe uma roupa, pois este ato representa um comprometimento com a aparência, que é refletido na necessidade de se aceitar e de ser aceito, reforçando o desejo de pertencimento e, também, de ascensão social. 


As nossas roupas estão cheias de mensagens codificadas, impregnadas com a nossa personalidade. Cada sujeito traduz seus pensamentos em peças de vestuário.


COMO QUEREMOS QUE O MUNDO NOS VEJA?
COMO EU ME VEJO?



Uma peça de roupa não é tão simples como parece ser. Não nos vestimos apenas para cobrir o corpo. O ator de vestir não se revela algo automático, despido de significação. Antes de qualquer coisa, a roupa é comunicação. Para Barnard (2003), autor do livro Moda e Comunicação, a indumentária é um dos fatores que tornam as sociedades possíveis, visto que ela ajuda a comunicar a posição dos indivíduos. Por exemplo: reconhece-se imediatamente um policial, um mendigo, um juiz, um varredor de rua ou um militar por suas roupas, e todos sabem como se comportar diante de cada um deles. “Moda é comunicação, é mídia que se expressa visualmente. É também a carteira de identidade do cidadão, seu passaporte num mundo de culturas liquidificadas em novos amálgamas” (CASTILHO; GARCIA, 2001).
A moda, como meio de comunicação e como instrumento de construção de uma identidade, serve tanto ao indivíduo quanto a um grupo social inteiro. Sua mensagem, entretanto, só pode ser compreendida dentro de um contexto cultural. No livro Moda é Comunicação Garcia e Miranda (2005) observam que “consumir bens para adornar e recriar o próprio corpo significa fazer escolhas e afirmações que nos aproximam ou nos afastam dos outros e de nós mesmos”.

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