26 de mar. de 2011

Festa popular

 Festa Fantasia
Carnaval
SÓ GENTE ELEGANTE!!!


Festa popular
 No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional.



De acordo com o calendário gregoriano, utilizado oficialmente na maior parte do mundo, o Carnaval é uma festa móvel porque é indicado pelo domingo de Páscoa



Por causa das atuais maneiras de se brincar o Carnaval. Muita gente pensa que esta festa tem origem na cultura trazida pelos escravos. Mas, ao contrário disso, o carnaval brasileiro se origina no entrudo português e aqui chegou com as primeiras caravelas da colonização.

Foi no bairro do Estácio que surgiu o ritmo que iria dar um novo tom ao Carnaval e viria, em pouco tempo, a se consagrar como uma das marcas registradas da música brasileira, o samba.

O surgimento de tantas novidades provocou uma verdadeira revolução, trazidas pelos compositores do Deixa Falar. Foi Ismael Silva o primeiro a atribuir ao bloco a expressão "escola de samba", e devido ao prestígio que gozavam, os sambistas eram chamados de professores.



As fantasias das escolas de samba servem para explicar a história contada na letra do samba enredo. Devem ser coerentes ao tema e aparecer em harmonia com o conjunto da escola. A escola de samba é dividida em alas e cada ala possui um modelo diferente de fantasia, que deve ser respeitado e seguido por todos os integrantes.


Como todo bom brasileiro curte uma “festinha”, não é atoa que as comemorações de Carnaval se tornaram super famosas .




Os nossos blocos “Carnavalores” serão compostos por alguns VALORES...
É importante fazer esse resgate relacionando-o com a data festiva do Carnaval porque a vivência dos valores alicerça o caráter e reflete na conduta como uma conquista espiritual da personalidade e da consciência humana, fortalecendo o amor ao próximo, a auto-estima, a generosidade, o respeito e a paz”.



 Ao longo de toda a semana, foi trabalhada com os alunos a questão dos valores e, nesta culminância do projeto, eles terão a oportunidade de se apresentar.




"Educação não é mero conhecimento, é ação. Significa a prática de valores humanos na vida diária, e não são apenas as palavras: Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. É preciso haver perfeita harmonia entre pensamento, palavra e ação. Deve haver unidade entre coração, cabeça e mãos: estes são os verdadeiros Valores Humanos."



Seja uma pessoa que valoriza a essência, não a aparência, cultive os valores mais profundos e não caia na tentação de se tornar um "super" em um mundo de estrelas sem brilho próprio.




3 comentários:

  1. Luciana, tenho que te dizer que suas fantasias são HILÁRIAS!!

    ResponderExcluir
  2. Que show de festa hein?
    Ficou demais!!
    Parabéns para a equipe Sol Nascente!

    ResponderExcluir
  3. 5 ano hillary

    eu gostei muito da quela foto que tem dus meninas uma de oculos grade e muito massa porque nao revela e coloca na capa do panflento da escola

    ResponderExcluir